quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Plano de Gestão do Centro de Ciências Sociais Aplicadas [2011 – 2015] e o futuro da Biblioteconomia na UFRN


Ocorreu nesta manhã de quinta-feira (17 nov.), às 10h, a Audiência Pública sobre Plano de Gestão (2011 – 2015) com alunos do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA). A Profª Arlete Araújo, Diretora do Centro, recebeu o vergonhoso número de quatro alunos (número total) de diferentes cursos.

Arlete criticou a pouca participação do alunado, apesar da insistente divulgação do encontro (disponibilização do Plano de Gestão em plataforma virtual, envio de convite por e-mail, ajuda de divulgação dos Departamentos e Centros Acadêmicos ...). Mesmo assim, disse ser ‘teimosa’, que continuará convocando toda a comunidade a participar das decisões coletivas, e pediu para isso a ajuda dos presentes, na motivação e esclarecimento sobre a importância da participação aos demais colegas.

De forma geral, Arlete propôs uma gestão que pense conjuntamente, incentivando o exercício de envolvimento de todos os atores de forma a combater a fluidez de participação dos mesmos, visando sintonizar a comunidade em uma direção coletiva. [Pelo visto teremos muito trabalho!]

Os tópicos particulares levantados pelos alunos e que dizem respeito aos interesses gerais foram acerca da segurança e urbanismo do Setor.

A representação do Curso de Biblioteconomia pediu atenção em especial às questões do Laboratório de Informática e do deslocamento das turmas para o Setor V de aulas.

O Laboratório de Informática é a base estrutural para grandes melhorias previstas para o DEBIB a partir do ano de 2012. O Laboratório está sendo planejado de forma a apoiar e orientar a comunidade acadêmica sobre o processo de inclusão de estudantes com necessidades educacionais especiais, em acordo com a Resolução n° 193/2010 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CONSEPE, de 21 de setembro de 2010.

Além disso, fora aprovado recentemente o projeto de extensão “Biblioteca Digital de Monografias”, a ser coordenado pela Profª Ma. Jacqueline de Araújo Cunha, que visa digitalizar e tornar disponível as monografias produzidas pelos cursos componentes do CCSA.

Outras justificativas que fazem valer a urgência do laboratório são as condições tecnológicas especiais que as disciplinas técnicas exigem para sua apropriada aplicação, visto que os laboratórios coletivos do Centro não dão suporte aos softwares e aplicativos específicos usados pelos profissionais da área.

Quanto ao deslocamento de Setor, justifica-se pela estratégia de localização do DEBIB e espaço indicado para acomodação do Laboratório de Informática. Sem contar que a atual disposição das turmas gera confusão pela constante alteração das salas utilizadas. O objetivo é concentrar as atividades acadêmicas voltadas à biblioteconomia.

Percebeu-se, portanto, boa vontade em colaboração, articulação de interesses que visem as satisfações coletivas, e abertura à participação do corpo discente junto à Diretoria do Centro e à Coordenação do Curso. Basta agora resolver o problema de apatia participativa dos discentes.

O cenário se mostra muito favorável à uma atuação efetiva por parte do Centro Acadêmico Zila Mamede – CAZMA, e uma evolução considerável do DEBIB. Porém será necessário empenho de todos os envolvidos! Você já está fazendo a sua parte?

Nenhum comentário:

Postar um comentário