Ocorreu nesta manhã de
quinta-feira (17 nov.), às 10h, a Audiência Pública sobre Plano de Gestão (2011
– 2015) com alunos do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA). A Profª
Arlete Araújo, Diretora do Centro, recebeu o vergonhoso número de quatro alunos
(número total) de diferentes cursos.
Arlete criticou a pouca
participação do alunado, apesar da insistente divulgação do encontro (disponibilização
do Plano de Gestão em plataforma virtual, envio de convite por e-mail, ajuda de
divulgação dos Departamentos e Centros Acadêmicos ...). Mesmo assim, disse ser ‘teimosa’,
que continuará convocando toda a comunidade a participar das decisões
coletivas, e pediu para isso a ajuda dos presentes, na motivação e
esclarecimento sobre a importância da participação aos demais colegas.
De forma geral, Arlete propôs uma
gestão que pense conjuntamente, incentivando o exercício de envolvimento de
todos os atores de forma a combater a fluidez de participação dos mesmos, visando
sintonizar a comunidade em uma direção coletiva. [Pelo visto teremos muito
trabalho!]
Os tópicos particulares
levantados pelos alunos e que dizem respeito aos interesses gerais foram acerca
da segurança e urbanismo do Setor.
A representação do Curso de
Biblioteconomia pediu atenção em especial às questões do Laboratório de
Informática e do deslocamento das turmas para o Setor V de aulas.
O Laboratório de Informática é a
base estrutural para grandes melhorias previstas para o DEBIB a partir do ano
de 2012. O Laboratório está sendo planejado de forma a apoiar e orientar a
comunidade acadêmica sobre o processo de inclusão de estudantes com
necessidades educacionais especiais, em acordo com a Resolução n° 193/2010 do
Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CONSEPE, de 21 de setembro de 2010.
Além disso, fora aprovado
recentemente o projeto de extensão “Biblioteca Digital de Monografias”, a ser coordenado
pela Profª Ma. Jacqueline de Araújo Cunha, que visa digitalizar e tornar
disponível as monografias produzidas pelos cursos componentes do CCSA.
Outras justificativas que fazem valer
a urgência do laboratório são as condições tecnológicas especiais que as disciplinas
técnicas exigem para sua apropriada aplicação, visto que os laboratórios
coletivos do Centro não dão suporte aos softwares e aplicativos específicos
usados pelos profissionais da área.
Quanto ao deslocamento de Setor,
justifica-se pela estratégia de localização do DEBIB e espaço indicado para
acomodação do Laboratório de Informática. Sem contar que a atual disposição das
turmas gera confusão pela constante alteração das salas utilizadas. O objetivo
é concentrar as atividades acadêmicas voltadas à biblioteconomia.
Percebeu-se, portanto, boa vontade
em colaboração, articulação de interesses que visem as satisfações coletivas, e
abertura à participação do corpo discente junto à Diretoria do Centro e à
Coordenação do Curso. Basta agora resolver o problema de apatia participativa dos
discentes.
O cenário se mostra muito
favorável à uma atuação efetiva por parte do Centro Acadêmico Zila Mamede – CAZMA,
e uma evolução considerável do DEBIB. Porém será necessário empenho de todos os envolvidos! Você já está fazendo a sua parte?